Hipertrofia e definição muscular

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Uma das perguntas essenciais que um professor de Educação Física faz a um aluno antes de iniciar determinada atividade física é: QUAL SEU OBJETIVO? E tão comum quanto essa pergunta, é a seguinte resposta:QUERO AUMENTAR MEUS BÍCEPS, MEU PEITORAL E DEFINIR MEU ABDÔMEN.

“Aumentar e definir, aumentar e definir, aumentar e definir…”

Por muito tempo essas duas palavras martelavam em minha cabeça e eu acabava rindo e dizendo ao aluno “Isso é impossível meu amigo, você precisa fazer uma escolha, hipertrofia ou definição muscular, pois andar para frente e para trás ao mesmo tempo é inviável.” E dessa forma, acabava frustrando o até então animado aluno. E sim, de certa forma eu estava correto, pois são trabalhos diferentes e, o ideal é traçar metas e focar em um só objetivo primeiramente, para depois correr atrás do outro.

Como sou amante do fisiculturismo, acabava enxergando dessa forma, pois é o que mais se discute em fóruns de musculação, o famoso bulking ou OFF SEASON, que é o período onde o fisiculturista concentra – se em ganhar massa muscular máxima sem se preocupar tanto com o seu percentual de gordura. E o cutting, onde o peso extra ou gordura ganhos no bulking é reduzido preocupando se em manter a maior quantidade possível de massa magra.

Ok, agora vamos voltar ao inicio do texto. Eu disse que era possível ganhar músculos e perder gordura ao mesmo tempo, depois confundi sua cabeça. Mas repito, É POSSÍVEL.

Vamos a teoria primeiramente e, logo após dou um exemplo prático.

É o seguinte amigos, MÚSCULO QUEIMA GORDURA.  “Credo Douglas, agora você falou besteira!”

Não, de certa forma falei a verdade, por quê? Quando um indivíduo ganha massa muscular, ele aumenta seu metabolismo basal, que é o gasto natural de calorias em repouso, pois seu corpo precisa de energia para manter certa quantidade de massa muscular. Dessa forma seu gasto calórico diário aumenta, consequentemente, se você tem uma boa dieta, vai gastar mais calorias e assim, vai ter mais sucesso na redução da gordura, simples assim.

Bom, dada a teoria básica, vamos a um exemplo prático:

Vamos supor que você seja um jovem de 180cm de altura, pesando 100kg, sendo que 20% desse peso é gordura. Então você está um pouco acima do peso e resolve iniciar um treinamento com pesos para melhorar seu shape. Após 6 meses de muita dedicação você ganha incríveis 10kg de massa magra. Agora você tem 110 kg e está desesperado, pois em vez de emagrecer como queria você ganhou peso, e agora?

Agora relaxe meu amigo, quando entrou na academia você tinha 80kg de massa magra e 20kg de gordura, ou seja, 20% de BF. Hoje você tem 90kg de massa magra e os mesmos 20kg de gordura, porém seu percentual de gordura reduziu. Para quanto? Ah não estou afim de fazer contas agora, mas é óbvio que reduziu não é?

Tudo isso para que?

Apenas para quando você professor ouvir a frase “Aumentar e definir, aumentar e definir, aumentar e definir…”não ficar louco e poder dizer com a consciência tranquila: Ok, vamos lá.

Ou seja, reformulando o título do texto…

 

HIPERTROFIA E REDUÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA… SIMULTÂNEAS! YES. WE CAN.

 

Abraços e bons treinos!!!

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